Oiê pessoal! Assistimos à estreia de O Bom Dinossauro (The Good Dinosaur) e vim aqui compartilhar com vocês o que achei do filme! Se você ainda não assistiu, pode ler sem medo! Não vou estragar a surpresa! Aqui não tem spoilers.
Sinopse: E se o gigantesco asteroide que colidiu com a Terra há muitos anos não tivesse acertado o nosso planeta? Partindo dessa hipótese, o filme traz a história onde humanos e dinossauros, que são maioria no mundo, passam a conviver e mostra a amizade de Arlo (Raymond Ochoa / dublado por Pedro Henrique) , um jovem dinossauro da espécie apatossauro, com um menino humano, chamado Spot.
Dirigido por: Peter Sohn
Gênero: Animação, Aventura, Comédia (93 min – 2D e 3D)
Classificação Indicativa: 3 anos
Lançamento: 07 de janeiro de 2016
Pixar Animation Studios / Walt Disney Pictures
Esse filme me encheu de emoções e sentimentos incríveis! Assim como todos os filmes da Disney Pixar, a história é envolvente, emocionante, divertida, séria, cativante, fofa, trágica, original… Tudo ao mesmo tempo e em perfeita sintonia! A qualidade cinematográfica é excelente e o quesito “reflexivo” é de tirar o fôlego: tudo como previsto, ainda mais tendo os mesmos produtores de Divertida Mente, Os Incríveis, Procurando Nemo, Toy Story…
Uma das coisas mais legais é que, apesar de ter uma “fórmula” já conhecida de outros filmes da Disney, O Bom Dinossauro consegue ser original e surpreender bastante durante seu desfecho. – essa “fórmula” que comentei é devido às semelhanças que encontrei entre este filme e o clássico O Rei Leão, que também já teve um encontro com outro filme por meio da tal fórmula: Frozen. Mas esse é papo pra outro post que vocês vão poder conferir em breve aqui no blog! Fiquem de olho!
Gosto de analisar os filmes “por outro lado” , dando enfoque para coisas que nem sempre são observadas e que podem realmente passar despercebidas aos olhos do espectador. Acho que é aí que mora a grande graça da sétima arte: gerar reflexão. E, preciso dizer, esse filme me fez refletir bastante!
Como podemos ver pela sinopse e pelo trailer, Arlo cria uma grande amizade com Spot, um humano jovem que acaba protegendo e ensinando algumas coisas ao atrapalhado, e um tanto medroso, dinossauro. E é apenas com essa frase que vou detalhar uma das tantas reflexões que esse filme permite.
O que é amizade para você? Contar a verdade mesmo que doa? Ou contar uma mentirinha pra ver o outro sorrir? Talvez um pouco dos dois? O fato é que esse filme trata de modo majestoso o conceito de amizade, medo e superação de uma forma tão peculiar que nos toca como se nos identificássemos imediatamente com as metáforas propostas.
Um dos sentimentos mais latentes em toda a humanidade – e também em toda comunidade jurássica, pelo que podemos ver pelo longa – é aquele que muitas vezes aparece em situações que não temos controle: o medo. Esse sentimento não tem idade, nem raça, nem cor, nem gênero. Ele simplesmente aparece e tenta nos paralisar.
Podemos ter medo de muitas coisas e esses medos podem até variar com a idade e com a situação que vivemos no momento. Mas um dos medos mais incontestáveis é o medo da morte. Seja morrer ou perder alguém que se ama. Esse filme trabalha essa questão de maneiras distintas: uma já é conhecida por vários filmes e a outra é trabalhada discreta e lentamente.
É aí que entra a superação, outra característica marcante no filme. A busca pela superação pode nos motivar a alcançar lugares mais altos, mas quando fracassamos o efeito pode ser desastroso e frustrante, quase atuando de forma oposta à esperada. E o medo retorna, querendo nos colocar em um ciclo vicioso.
Em nossa sociedade há inúmeras cobranças e diversos medos que nos rodeiam. A cobrança é imensa. Sentimos como se fôssemos cobrados o tempo inteiro: para ter boas notas, para se destacar no emprego ou ter algum tipo de status, por exemplo. Mas a maior cobrança muitas vezes vem de dentro de nós mesmos. Queremos mostrar que somos capazes, que temos nosso valor, que somos insubstituíveis. Nessas horas é comum buscarmos um modelo, algo ou alguém que admiramos para servir de inspiração.
Então é a vez da amizade surgir. Essa amizade pode aparecer de diversas formas: pai, mãe, irmão, irmã, amigo, animalzinho de estimação… Até de pessoas que você não espera. Enfim, alguém que te olhe nos olhos e diga “disse que queria ser como eu, mas, para mim, você é melhor” , assim como o pai de Arlo diz ao filho algumas vezes durante o filme.
Esse sentimento de amizade é sublime! É capaz de nos dar a força que precisamos para ir mais longe e até nos fazer enxergar as coisas com outros olhos, fazer com que a gente mude a perspectiva. Esse alguém – ou “alguéns” – que confia na gente, que dá proteção e que demonstra amor de modo inigualável é capaz de arrancar de nós alguns dos medos que nos travam. Afinal de contas, um grande amigo pode mudar tudo.
Esse é um dos principais motes do filme. Tanto é que a campanha principal tem a ver com a #AmigoQueEhAmigo … Mas acontece que essa amizade que vai crescendo se transforma em amor, que pode ser manifestado de diversas formas. Porém, a única certeza é que quando a gente ama alguém a gente não quer perder. E novamente somos atacados pelo medo.
Medo de não estarmos mais com esse alguém tão especial para nós. Muitas vezes esse medo se transforma em egoísmo e a gente fica cego pensando em manter aquele alguém o mais próximo de nós sem nem perceber que, às vezes, isso pode não ser o melhor para quem amamos.
Todo esse ciclo de sentimentos, emoções e sensações é vivenciado por Arlo, mais do que uma vez ao longo da história. E o mais surpreendente é que, ao contrário do que muitos poderiam estar esperando, o filme tem um desfecho diferenciado: uma mistura de medo, amizade e superação, mas, acima de tudo, de amor.
Todos nós temos medos porque o medo é inerente à condição de estar vivo, mas o que fazemos para controlá-lo é que muda nosso destino. É por isso que esse filme é sensacional e eu recomendo para todos, independente da idade! Cada geração irá fazer uma leitura diferente, mas todas absorverão a essência fantástica que ele tem.
O Bom Dinossauro arrancou lágrimas em dois momentos principais e me deixou pensativa no final, quase como se eu quisesse reinventar o desfecho. Instantes depois passei a compreender o fim da trama e a achar inteiramente mágicos o conceito e a moral que a história tem. – sem contar que estou desejando uma continuação imediatamente! Vocês acham que teria uma parte 2? Gostariam de ver O Bom Dinossauro 2?
Se você ainda não assistiu o filme e achou um tanto confuso o que escrevi aqui, voa assistir O Bom Dinossauro e volta aqui pra ler de novo. Veja como tudo fica mais claro e passa a fazer muito mais sentido! É só abrir a mente para ver como nos identificamos com as metáforas do longa metragem.
Além desses temas que abordei, eu notei muitos outros… Mas vou parando por aqui senão o texto vai ficar gigante! E vocês? O que acharam do filme? Contem pra mim nos comentários! Ah! E se vocês quiserem mandar uma mensagem especial para aquele amigo do peito, é só acessar o site oficial e entrar na brincadeira!
Até a próxima! *Hoot-hoot*
This post was last modified on 31 de maio de 2019 09:15
Pokemon Sword e Pokémon Shield ganharam seu próprio vídeo comercial que revela mais Pokémon clássicos presentes na Pokédex de Galar.…
Steven Universo O Filme (Steven Universe The Movie) ganhou seu primeiro poster, e este revela um novo vilão. Voa comigo…
| Como Fazer Óculos do Jagged Stone feito pela Marinette - Diy Miraculous As Aventuras de Ladybug | Oiê pessoal!! Que tal…
| Diy Páscoa + Material Escolar - Kit Eevee com Estojo 2 em 1 + Planner + Fichário - Corujices…
| Assista todos os episódios de Pokémon de todas as temporadas + Filmes | Isso mesmo PokéFã, sem nenhuma pegadinha! Se você…
/ Ovo de Páscoa Ladybug 2019 + Cat Noir / Vocês sabem que sou super Fã de Miraculous Ladybug! Não…
Comentários:
Eu chorei tanto! O filme realmente mostra que devemos superar nossos medos e que na vida haverá sempre obstáculos mas sempre devemos seguir em frente pulando todos eles , o importante é alcançarmos nossos objetivos , por mais difícil que seja na frente haverá sucesso!! E o mais importante , aprender a perdoar e amar o próximo , assim você irá caminhar melhor e ter muito mais sucesso! Amei de coração o filme ❤️?
Oiii Aninha!! Adorei seu comentário!! Concordo com você! Realmente esse filme trás muitas mensagens tocantes... O Bom Dinossauro é muito inspirador e tem um lugar especial no meu ❤️!! Muito obrigada por participar aqui no blog! Fiquei muito feliz com o seu comentário! Super beijo pra você!
Esse filme é muito emocionante, vc relatou tudo e sim eu apoio #OBomDinossauro2
Oiii Raiany!! É muito emocionante mesmo né? Eu estou na torcida pra que façam logo um #OBomDinossauro2 porque me deu um aperto no peito quando acabou o filme... Quero muito uma continuação!! Fiquei muito feliz por você ter deixado seu comentário aqui! Muito obrigada por participar no blog! Super beijo pra você! ❤️
ameeeeeeeeeeeeeeeeei esse filme e otimo amooo muuuito
Oiii Dudi!! Eu também amei!! Amei tanto que vou fazer mais uns posts sobre O Bom Dinossauro e os personagens do filme! Espero que goste! Muito obrigada por participar aqui no blog! Super beijo pra você!
Esta deve ser a melhor coleção de blogging site que eu descobrisse.
Olá eu amo o cabeçalho do seu blog, é uma criação pessoal?
Oiii Sikis! Muito obrigada!! Fiquei feliz em saber que ama o cabeçalho! É uma criação pessoal sim! :-) Obrigada por participar aqui no blog!!
Obrigado por compartilhar.
eu ja assisti o fimle muito interresante adore,parabens,super emocionante
*adorei,desculpe eu errei
Oiii!! Ahhh! Fiquei mega contente com o eu comentário!! Muito obrigada por estar aqui no blog! :-) Um super beijo!
thanks for the comment
commnet your film thanks
ola, obrigado por ser um ótimo artigo