Oiê pessoal! Eu sempre recebo muitas perguntas sobre as imagens que eu crio para o blog, para as minhas redes sociais (@corujinhalulu) e para as miniaturas dos vídeos do meu canal no Youtube. Ao mesmo tempo, eu também recebo pedidos para fazer um tutorial fácil e rápido, sem usar programas de edição de imagem elaborados. É por isso que vim aqui mostrar mais detalhadamente a dica de ouro que dei para quem estava interessado em fazer convite e até Save The Date no post Ideias Diy baratas e dicas para fazer um casamento econômico: convite, livro de recados e lembrancinhas! Ou seja, vim mostrar mais sobre o Canva, um site que fornece tudo o que você precisa pra se inspirar e produzir designs incríveis! Voa comigo:
Canva é um site que te permite criar inúmeras opções de designs! Inúmeras mesmo! Só pra citar algumas opções: documentos, apresentações, ebooks, capa de CD, materiais de marketing, cabeçalhos de email, convites, cartões, anúncios, redes sociais e muito mais!
O melhor de tudo é que existem elementos incríveis gratuitos e você só precisa, basicamente, arrastar-e-soltar com o mouse! Então dá pra elaborar designs e artes muito legais sem pagar nada e sem precisar mexer em programas mega elaborados de edição de imagem! Além disso, tem a opção de usar elementos exclusivos por um preço bem em conta! E, por último mas não menos importante, você não precisa instalar nada no seu computador, é só fazer tudo online pelo site! Suas criações, inclusive, ficam disponíveis no seu perfil do site para que você consulte a hora que quiser de qualquer computador!
Se você quiser criar artes e mostrar publicamente, tem como também! Sem contar que você pode incorporar sua arte no seu site ou blog e ainda pode compartilhar nas redes sociais! Resumindo: o Canva te ajuda em todo o processo de inspiração, criação e divulgação.
Eu conheci o Canva em 2012 quando estava procurando opções econômicas para criar o design do meu casamento. Tanto o convite e o Save The Date quanto todas as coisas que eu queria incluir na decoração: etiquetas, lembrancinhas e até rótulos personalizados dos produtos que iriam ficar disponíveis para os convidados.
Pra começar a usufruir, você só precisa acessar site do Canva e criar um perfil. Bem simples, rápido e gratuito, tudo o que muitos de vocês sempre me pedem por email e nas minhas redes sociais!
Vamos começar com o tutorial! Vou criar uma imagem para ilustrar o post de hoje e vou mostrar o passo a passo de como fazer isso:
O primeiro passo é escolher um tamanho para a imagem que você vai criar. Pode ser um dos tamanhos já pré-definidos, que ajudam muito caso não saiba o tamanho ideal para divulgar nas redes sociais por exemplo, ou pode ser um tamanho personalizado.
Em seguida você tem que, praticamente, aproveitar todos os elementos que o site Canva oferece pra você! Dá pra escolher diferentes formatos de layout, inúmeros elementos gratuitos, formatos e estilos de texto, background ou fundo para sua imagem e dá, inclusive, para fazer upload de alguma imagem ou até mesmo de algum logo que você queira usar!
Gostaria de destacar a seção de elementos. Nessa seção você encontra fotos, formas, desenhos / ilustrações, ícones, gráficos… Enfim, você encontra várias opções para criar sua imagem sem precisar de mais nada e sem se preocupar com direito autoral! Sabe aquela dúvida que muita gente tem quando se trata de “pegar uma foto na internet” pra usar no seu blog? Pois é! Isso não é nada seguro e não é nada ético. Você não pode pegar imagens aleatórias que estão na internet e usá-las sem ter certeza de que elas possuem a licença “Creative Commons”. Essa licença permite que qualquer pessoa utilize a imagem sem nenhum ônus, ou seja, você não precisa se preocupar se está roubando o direito autoral daquela imagem.
Muitas vezes criamos posts, anúncios, apresentações e diversos documentos nos quais não precisamos ou não temos como usar uma foto de nossa autoria para ilustrar a imagem. Como exemplo posso citar a seção de Reflexão aqui do blog! Nesses casos, o Canva é uma mão na roda! As imagens que ele oferece de forma gratuita e também de forma paga em seu banco de imagens são autorizadas para uso em qualquer lugar. Isso sim é uma vantagem gigantesca!
Além disso tudo, você ainda pode criar filtros e alterar ajustes nas imagens, mudar cores de elementos / figuras / ícones, cortar e girar, sem contar que você tem controle de transparência / opacidade e de organização também, ou seja, pode trazer elementos para trás ou para frente de outros!
Resumidamente, você pode tratar cada coisinha na sua imagem como em qualquer programa de edição profissional sem se preocupar com conhecimentos muito técnicos, já que a interface do Canva é mega intuitiva e explicativa!
Quando finalizar sua arte, é só baixar / salvar o resultado para o seu computador! Você pode escolher entre arquivos de imagem (.jpg ou .png) e arquivos de leitura PDF. Ainda é possível tornar sua arte pública e compartilhá-la nas redes sociais.
Tcharam! Sua arte já está pronta! Você pode conferir o resultado da minha no início deste post! Pois é, ela foi feita inteiramente pelo site Canva! Usei apenas elementos gratuitos, com exceção do meu logo, que subi por meio da opção de upload do site, que também é gratuita!
Usando o mesmo site criei todas as artes que estão logo abaixo para divulgar meu post nas minhas redes sociais! A única diferença é que escolhi os tamanhos pré-definidos para cada rede (Twitter, Instagram, Facebook, G+, Pinterest, Tumblr e Youtube) antes de começar minha criação. Dá uma olhadinha no resultado:
Twitter:
Pinterest:
Instagram / Facebook / G+:
Desde quando conheci o Canva até hoje, o site evoluiu muito! Agora dá até pra fazer designs em equipe, reproduzir layout com paleta de cores que você já usou em outras criações e muito mais! Essas e outras funções exclusivas estão disponíveis para os assinantes do Canva. Eu, sinceramente, recomendo muito que você pense em fazer a assinatura caso mexa bastante com arte, design e criação de imagens e quer uma opção mais barata e que tenha resultados com uma cara super profissional! Mas, se for usar esporadicamente, dá pra desfrutar de muitas, mas muitas opções mesmo, gratuitamente, sem nenhuma assinatura! Vale a pena dar uma conferida no site Canva clicando aqui!
E aí? Gostaram do tutorial? Espero ter sanado a dúvida de todo mundo que me manda e-mails e mensagens nas redes sociais pedindo dicas de como criar artes e imagens de um jeito fácil e sem custo! Conte pra mim nos comentários se você já testou o Canva e marque o link das suas criações pra eu poder ver também!
Até a próxima! *Hoot-hoot*
This post was last modified on 19 de junho de 2019 17:07
Pokemon Sword e Pokémon Shield ganharam seu próprio vídeo comercial que revela mais Pokémon clássicos presentes na Pokédex de Galar.…
Steven Universo O Filme (Steven Universe The Movie) ganhou seu primeiro poster, e este revela um novo vilão. Voa comigo…
| Como Fazer Óculos do Jagged Stone feito pela Marinette - Diy Miraculous As Aventuras de Ladybug | Oiê pessoal!! Que tal…
| Diy Páscoa + Material Escolar - Kit Eevee com Estojo 2 em 1 + Planner + Fichário - Corujices…
| Assista todos os episódios de Pokémon de todas as temporadas + Filmes | Isso mesmo PokéFã, sem nenhuma pegadinha! Se você…
/ Ovo de Páscoa Ladybug 2019 + Cat Noir / Vocês sabem que sou super Fã de Miraculous Ladybug! Não…
Comentários:
Oi, boa noite.
Gostei muito da Canva e tenho dúvidas que ainda não consegui tirar. Preciso fazer, um logo para minha loja, já finalizei ele e baixei, usei todas as opções gratuitas. Minha dúvida é a seguinte, vou poder usar esse logo em meu site sem pagar nada para a canva? (Me refiro aos direitos autorais e etc) e também sobre esse pagamento mensal, preciso assinar e pagar para utilizar o logo em minha empresa? Posso patentear esse logo que criei? Desculpe todas essas dúvidas, mas acho que você pode me ajudar, estou bem perdida rsrs
Oiii Kauana! Tudo bem? Entrei em contato por email com uma pessoa que trabalha no Canva pra poder tirar suas dúvidas com 100% de certeza na resposta! Não quero orientar errado de forma alguma! Acredito que você possa usar o logo que você criou, pois essa é a proposta do próprio Canva. Mas, quero ter certeza quanto ao fato de patentear o logo e tudo o mais! Assim que me responderem o email, volto aqui com a resposta pra você! Combinado? :-) Muito obrigada por estar aqui no blog com a gente! Um super beijo!
Oiii Kauana! Voltei com a resposta da Karla Assis, que foi super gentil em responder suas perguntas! Olha só:
"Se essa pessoa criou uma logo usando apenas os elementos grátis do Canva, ela pode usar tranquilamente esta logo em todo material da empresa. Não há necessidade de pagar nada e nem de adquirir nossa versão paga, “Canva for Work”. Os elementos (linhas, imagens, fotos, ilustrações, etc..) que estão disponíveis no Canva, pagos ou não, não podem ser patenteados, eles pertencem aos seus devidos criadores. O direito de uso está definido de acordo com a nossa licença aqui e aqui.
Se essa pessoa tem intenção de patentear a logo, recomendo que ela desenvolva os elementos gráficos dessa logo, podendo usar o Canva para as edições. É possível fazer o upload de todos os elementos gráficos e desenvolver esta logo no Canva. Mas lembrando, a patente é possível apenas se TODOS os elementos forem desenvolvidos e criados por ela.
Os direitos autorais da imagens disponibilizadas no Canva pertencem aos seus devidos criadores e devem seguir as permissões de uso de cada uma, conforme a licença que deixei acima. Como não suportamos formatos vetoriais (que é mais indicado para logos) minha sugestão é para que essa logo seja criada no maior tamanho possível e exportada usando a opção para impressão (300dpi)."
Espero que tenha tirado sua dúvida!! Qualquer coisa é só você falar comigo que eu entro em contato com a Karla de novo, tá bom?
Um super beijo e obrigada por estar aqui com a gente!! :-)
Oi Luciene!
Eu usei uma imagem do Canva e fiz meu desing mas fui advertida por plágio. Por isso eu gostaria de entrar em contato com alguém da equipe deles para me informar os procedimentos que devo tomar, se devo negociar com o dono da imagem, para poder continuar usando os recursos. Como faço para falar com alguém dessa empresa?
Boa tarde Alana! Desculpa a demora para responder, mas desde que vi seu comentário entrei em contato com o Canva. Devido aos recessos de final / início de ano, acabou demorando um pouco mais para receber a resposta! Aqui está o que a Karla, que trabalha no Canva, respondeu para seu caso:
"No caso da Alana; se a imagem pertencer a um de nossos contribuidores e estiver listada em nossa plataforma como paga, nosso conselho é para que ela acesse sua conta e refaça o download da imagem, pagando devidamente o valor correspondente de acordo com a licença que escolher.
As imagens gratuitas caem dentro da categoria de licença “One Time Use”. Que significa que podem ser usadas apenas uma vez.
É possível que o problema tenha sido esse.
Nesse caso meu conselho é para que ela utilize a imagem de acordo com a permissão da licença gratuita."
Essa foi a resposta fornecida! Espero que, de alguma forma, tenha ajudado um pouquinho!
Agradeço por acompanhar o blog!
Um super beijo pra você!
Olá! Estou usando o canva.com para fazer pôster para minha casa. Gostei de duas imagens que precisa pagar U$1. Sei da opção Canva for work que dá 30 dias grátis. Pensei em utilizar essa opção somente para imprimir as duas imagens sem a marca d´água e cancelar, pois no site diz que pode cancelar a qualquer momento. Mas minha pergunta é se depois desses 30 dias não serei cobrada? Pois pretendo cancelar antes de fechar os 30 dias. E depois poderei continuar utilizando o canva normalmente? obrigada
Boa tarde Juliana! Desculpa a demora para responder, mas desde que vi seu comentário entrei em contato com o Canva. Devido aos recessos de final / início de ano, acabou demorando um pouco mais para receber a resposta! Aqui está o que a Karla, que trabalha no Canva, respondeu para seu caso:
"Sobre o cancelamento:
Se a pessoa não cancelar a inscrição antes do prazo de 30 dias, infelizmente será cobrado os valores devidos referentes ao plano. Normalmente é cobrado o valor total dependendo do plano escolhido.
É importante fazer o cancelamento direitinho e observar que APENAS remover o cartão não resulta no cancelamento."
Essa foi a resposta fornecida! Espero que, de alguma forma, tenha ajudado um pouquinho!
Agradeço por acompanhar o blog!
Um super beijo pra você!
Tinha ouvido falar do Canva e entrei nesse post para saber mais a respeito. Parabéns pelo blog, bem escrito! Vou experimentar o Canva para fazer as imagens de divulgação do meu site de stickers para notebook, obrigado pelas dicas!
Oii Will!! Muito obrigada por ter dedicado seu tempo para deixar essa mensagem tão bacana no blog! Eu fiquei realmente muito feliz por ter te ajudado de alguma forma! :-) Muito obrigada por acompanhar a gente!
Boa tarde, Luciene. Parabéns pelo Post. Cheguei ao seu blog pois estou me aventurando no Canva. Estou usando a versão gratuita. Gostaria de "salvar" no próprio Canva ou em forma de arquivo um elemento (como se fosse uma pincelada de tinta) que utilizei para fazer meu cartão de visita mas estou conseguindo, não sei se por falta de conhecimento do aplicativo ou porque não tem essa opção. Pois como também estou fazendo outros "produtos" e ai tenho que ficar procurando novamente esse elemento e nem sempre reencontro ele... fico m tempão procurando. Desculpe pelo textão. Obrigada
Bom dia, postei uma vez no Facebook com design do Canva e desde então não consigo postar mais. Pode me mandar o contato deles para que eu esclareça por que não consigo postar. Atenciosamente, Stela Alves.
Justo o que eu procurava sobre imprimir em canvas