Resenhas

“Tomorrowland: Um Lugar Onde Nada é Impossível” – Resenha de Cinema

Oiê pessoal!
Assistimos a estreia do filme Tomorrowland: Um Lugar Onde Nada é Impossível (Tomorrowland: a World Beyond) e vim aqui compartilhar o que achei desse filme tão inspirador! Se ainda não assistiu, não se preocupe, prometo que não vou estragar a surpresa!

Ficha Técnica:

tomorrowland brazil brasil poster br um lugar onde nada é impossível terra do amanhã a world beyond disney walt 2015 filme movie



Sinopse:Casey Newton (Britt Robertson) é uma adolescente que possui características intensas: sua curiosidade e sua persistência. Ela foi escolhida para receber um pin especial que, quando tocado, cria uma visão de Tomorrowland, um local construído para o bem da humanidade e recheado de invenções futurísticas. Para chegar ao centro de onde vem essa realidade paralela que o pequeno broche mostra, Casey conta com a ajuda da pequena Athena (Raffey Cassidy) e de Frank Walker (George Clooney), que já esteve em Tomorrowland quando criança.

Dirigido por:Brad Bird

Gênero:Ficção Científica, Aventura, Ação, Mistério (130 min – 2D e 3D)

Classificação Indicativa:10 anos
Lançamento:04 de junho de 2015| 22 de maio de 2015

Walt Disney Pictures


Resenha | Opinião

Eu simplesmente fiquei encantada com a proposta inspiradora que o filme traz. São várias as frases que podem comprovar isso no meio da trama e eu simplesmente acho fantástico como a Disney trabalha a “moral da história” em suas produções.

Para começar, podemos dizer que esse longa metragem é um pouco alternativo – no bom sentido da palavra! – Não fica muito claro quem é o personagem principal e isso não tem importância alguma! Quantos filmes são capazes de “dar seu recado” sem aquela construção um pouco manjada do cinema? São pouquíssimos! E na minha opinião a Disney sempre manda bem nisso. Um exemplo de senso comum: quem é mais importante para a história de “Procurando Nemo“? Será Nemo? Ou Marlin, o pai dele? Ou ainda a Dory? É impossível dizer com convicção e isso deixa todo filme Disney mágico!

Voltando à Tomorrowland: não existe ao certo um personagem principal e nem podemos dizer que existe um vilão daqueles tradicionais que acabamos esperando de toda trama clássica “bem vs mau“. É um tanto arriscado fazer um filme assim e acho que por isso algumas pessoas podem fazer críticas negativas a essa “Terra do Amanhã“, mas a verdade é que existe muito por trás desse filme.

Não quero me estender muito aqui, mas eu consegui fazer uma leitura comparativa entre a biografia de Walt Disney e a história desse filme. Claro que essa “biografia” não está ao pé da letra e sim com metáforas! Mas para tratar disso, vou fazer um outro post, assim não “viajo” demais nesse aqui!

O fato é que Walt Disney também era persistente, curioso, sonhador, determinado e corajoso como Casey, mas ele também passou por fases na vida que o tornaram como Frank, que no fundo, apesar das desilusões e dos baques que a vida deu, continuava a acreditar em uma vida melhor.

Curiosidade:logo na introdução do filme, essa conexão com o Walt Disney é mostrada ao transformar o tradicional castelo de abertura em uma construção futurista. Além disso, a Disneyland na Califórnia e o Magic Kingdom em Orlando têm uma área chamada Tomorrowland dentro dos parques. Na história do filme tem também alusão a um brinquedo muito especial, que existe nos dois parques. Como se não fosse o bastante, tem o lance do pin (broche)! Durante a viagem que fizemos a Walt Disney World percebemos o quanto os pins são importantes! Mais Disney que isso impossível! Fiquem de olho nos posts sobre a Viagem: Orlando porque vamos falar sobre muitas curiosidades que podem ser observadas no filme!

Enfim, a trama tem muita ação e aventura e cada ponto que se desenrola faz a gente perceber a proximidade que a história tem com a nossa realidade. Como Nix (Hugh Laurie) mesmo disse, nós seres humanos temos o péssimo hábito de não conseguir projetar nosso futuro. Logo, se uma coisa pode nos prejudicar a longo prazo, muitas vezes somos incapazes de tomar alguma atitude a não ser fazer reclamações.

Eis aí uma questão moral que o filme aborda! Faz com que a gente reflita muito. E eu gosto de filmes assim, que têm propósito de existir! Assim como Frank disse ao tentar convencer de que sua mochila a jato era especial, afinal mochilas a jato – e filmes que fazem a gente pensar num mundo melhor – servem de inspiração. Pessoas com inspiração são pessoas que podem construir coisas fabulosas e fazer com que a esperança nunca morra. É quase uma equação matemática.

Por fim, o que mais martelou na minha cabeça foi a história que o pai de Casey conta pra ela sobre os lobosalgo mais ou menos assim: “Existem dois lobos. Um caça no desespero da escuridão e o outro na luz da esperança. Qual vence?”… A resposta: “O que você alimenta” – Essa afirmação simplesmente faz todo o sentido pra mim. Em pequena escala e em larga escala. Afinal, quando alguém tenta prejudicar a gente pessoalmente, com bullyings por exemplo, a gente tem duas alternativas: fazer com que isso nos atinja ou mostrar a você mesmo – e consequentemente aos outros – que você é muito mais do que dizem. Ou seja, você tem que alimentar o lobo correto!

Essa mesma situação se reflete em larga escala. Quando tomamos uma atitude individual e ela se torna regional, ou até mesmo global, nós podemos mudar qualquer coisa! Acreditar no que quisermos! Precisamos apenas alimentar o lobo certo!

Mas nem sempre é fácil encontrar pessoas assim. Hoje mesmo, ao sair do cinema e voltar pra casa, vi um ser humano que não poderia mudar o mundo… Essa pessoa cuspiu sua goma de mascar no meio do asfalto. Um pequeno ato, mas uma enorme demonstração de caráter. Está aí o problema que Nix retratou no filme: nem sempre somos capazes de vislumbrar os problemas e as soluções do futuro porque elas não nos atingem neste exato momento… Mas tenho certeza que se a pessoa fosse multada toda vez que jogasse lixo na rua, ela nunca mais o faria.

No final das contas o filme tenta mostrar justamente isso: vamos aumentar o número de pessoas que se importam, que fazem diferença, que acreditam e que têm o poder de transformar o mundo! Vamos recrutar as pessoas capazes de sonhar com algo melhor, além do que nos é mostrado ou previsto porque juntos podemos transformar nossas vidas, enquanto indivíduos e enquanto grupo!

É por isso que eu admiro esse longa metragem e acho ele tão inspirador!

Vocês já assistiram “Tomorrowland”? Gostaram? Também fizeram vocês refletirem sobre muitas coisas da nossa vida? Contem pra mim nos comentários!
Até a próxima! *Hoot-hoot*

Atualizado em 5 de junho de 2015 por Luciene Sans

Vamos Conversar pelo Facebook
OU pelos Comentários do Blog

11 Comentários

  • Reply
    H.nunes -♪
    12 de junho de 2015 at 12:58

    Bela resenha. Parabens.
    Estava eu buscando a historia sobre os lobos mencionada no filme pois na hora, estava distraído e nao consegui absorver, mas de alguma forma me tocou, me marcou. Foi quando encontrei seu post. É realmente inspiradora. O filme tambem emiti essa inspiração a todo tempo, sempre que Casey faz a realidade da Tomorrowland oscilar eu sentia que ela podia mudar o mundo, assim como nós podemos, com pequenos atos, mudaremos todo o mundo, todos juntos!
    Olha, parabens pelo post!!

    • Luciene Sans
      15 de junho de 2015 at 23:32

      Muito muito muito obrigada H.nunes! Fiquei muito feliz com o seu comentário… E muito emocionada também!! Esse filme me marcou e me tocou muito! Fico feliz por saber que consegui mostrar um pouquinho da inspiração que ele tem! Agradeço de coração seu comentário! =D <3

  • Reply
    Unknown
    25 de setembro de 2015 at 01:52

    Assisti a esse filme hoje. Muito bom, extremamente interessante e feito para pensar, refletir. Fui pesquisar e vi que está sendo considerado um fracasso financeiro para a Disney. Talvez justamente por conta dessas pessoas que "cospem o chiclete no asfalto". Por outro lado, os vingadores a era de ultron é um sucesso econômico (os chicleteiros abraçam o apocalipse). Por fim, fiz uma analogia da antena com os nossos noticiários diários.

  • Reply
    Anderson Rocha
    25 de setembro de 2015 at 01:53

    Assisti a esse filme hoje. Muito bom, extremamente interessante e feito para pensar, refletir. Fui pesquisar e vi que está sendo considerado um fracasso financeiro para a Disney. Talvez justamente por conta dessas pessoas que "cospem o chiclete no asfalto". Por outro lado, os vingadores a era de ultron é um sucesso econômico (os chicleteiros abraçam o apocalipse). Por fim, fiz uma analogia da antena com os nossos noticiários diários.

    • Luciene Sans
      25 de setembro de 2015 at 16:07

      Oiê Anderson! Pois é… Fico triste quando vejo filmes tão inspiradores indo "financeiramente" mal… Dá uma sensação de que as pessoas estão mais insensíveis… Quase como um atestado que o mundo está se perdendo! Por isso é importante continuar existindo filmes desse jeito pra fazer a gente refletir e pensar. Quem sabe as pessoas começam a pegar gosto por esse tipo de filme né? É tão interessante quando o filme propõe uma reflexão!
      Adorei sua analogia! Faz muito sentido mesmo. Como se os noticiários replicassem fatos ruins e gerassem falta de esperança ou algo do gênero!
      Muito obrigada pelo seu comentário! =)

  • Reply
    Marcelo
    13 de novembro de 2015 at 13:06

    Perfeita analogia. Ótima resenha. Realmente descreveu tudo o que observei e entendi do filme. Muito inspirador

    • Luciene Sans (Corujinha Lulu)
      17 de novembro de 2015 at 01:56

      Muito obrigada pelas palavras Marcelo! Fico muito feliz por ter conseguido escrever um texto inspirador pra você! Agradeço de coração seu comentário! Obrigada por participar aqui no blog!

  • Reply
    Erike Thalys
    13 de dezembro de 2015 at 23:51

    Navegando no site Adoro Cinema ver os comentários a respeito do filme e pude perceber que muitas pessoas viram no filme Uma grande jogada de marketing, Dizendo que o filme não passava de uma grande publicidade acerca de novo parque temático da Disney. percebi ainda que muitas pessoas nos comentários mostrava uma visão totalmente distorcida é contrária ao que o filme queria mostrar, as pessoas não tem a mesma visão de antes, Creio como eu e você que viveu os tempos da magia dos filmes da Disney, Filmes que trazem mensagem de esperança, reflexão, amor e paz, vêm sendo substituídos no Gosto Popular, como filmes de guerras, crimes assassinatos e todo tipo de coisas ruins. quando vi o filme pela primeira vez logo de cara percebi Qual sua mensagem , já assisti umas 3 vezes como forma de firmar a mensagem que o filme queira passar. Vejo também que filmes totalmente sem nexo se fazem o maior sucesso entre as pessoas isso mostra a perda de valores importante para nós. Fico feliz de saber pessoas assim como eu entendeu o filme, e captou a mensagem Isso mostra que ainda há esperança nesse mundo que caminha cada vez mais para alto destruição… adorei sua crítica, ta de parabéns!!

    • Luciene Sans (Corujinha Lulu)
      18 de dezembro de 2015 at 01:48

      Oi Erike! Você me deixou realmente emocionada com o seu comentário! É tão bom saber que tem mais pessoas que pensam como eu e que realmente conseguem assistir um filme levando em consideração a mensagem que ele transmite e não apenas o que é visível aos olhos. Suas palavras me deixaram muito feliz! Agradeço imensamente o carinho e o tempo que dedicou para deixar essa mensagem! Concordo com você, infelizmente algumas coisas fazem sucesso sem ter o menor sentido… Uma pena que a sensibilidade é algo que está se tornando cada vez mais raro na humanidade. Muito obrigada por participar aqui no blog!
      Obs: Desculpa a demora para responder, mas meu PC deu problema e fiquei sem poder acessar o blog direito por uns dias, por isso demorei pra responder seu comentário! Abraços!

  • Reply
    Laura Mourão
    25 de abril de 2016 at 10:00

    Ameii o filme e gostei de mais da resenha devido a tua escrita ,,..!!

    • Luciene Sans (Corujinha Lulu)
      26 de abril de 2016 at 03:33

      Oiii Laura!! Muito, muito, muito obrigada pelo seu comentário! De coração!! Fiquei super feliz por saber que você gostou!! Não tenho palavras pra agradecer! Muito obrigada por participar aqui no blog! Grande beijo!

Vamos Conversar!