Reflexão

Mensagem para reflexão: o pote rachado

Olá pessoal!
Já deu pra perceber que estou passando por uma fase bastante reflexiva! Compartilho aqui mais um texto que li, desta vez no livro “O que podemos aprender com os gansos 1”, de Alexandre Rangel.

pote rachado mensagem para reflexão

 “Na Índia, um carregador de água levava dois potes grandes pendurados em cada ponta de uma vara, a qual ele carregava por trás do pescoço.
 Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe do carregador. O pote rachado chegava apenas pela metade. Assim foi por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa de seu chefe.
 Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações. Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição e sentindo-se miserável por apenas ser capaz de realizar metade do que lhe era designado fazer.
 Após perceber que, por dois anos, nada mais fora que uma falha amarga, o pote falou para o homem, um dia, à beira do poço:
 – Estou envergonhado, quero pedir-lhe desculpas.
 – Por quê? – perguntou o homem. – De que você está envergonhado?
 – Nesses dois anos só fui capaz de entregar metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que boa parte da água vaze pelo caminho da casa de seu senhor. Por causa do meu defeito, mesmo tendo todo esse trabalho, você não ganha o salário completo pelos seus esforços – disse o pote.
 O homem ficou triste pela situação do velho pote e, com compaixão, falou:
 – Quando retomarmos o percurso para a casa do meu senhor, quero que você repare nas flores ao longo do caminho.
 De fato, à medida que subiam a montanha, o velho pote rachado notou flores selvagens na beira da estrada, e isso lhe deu um grande ânimo.
 No fim do percurso, porém, o pote ainda se sentia mal por ter vazado e de novo se desculpou com o homem por sua falha.
 O homem disse ao pote:
 – Você notou como havia flores no seu lado do caminho? Notou que, dia a dia, enquanto voltávamos do poço, era você quem as regava? Por dois anos pude colher essas flores para ornamentar a mesa do meu senhor. Se você não fosse do jeito que é, ele não poderia ter tanta beleza para dar graça a sua casa.”

Muitas vezes gastamos nosso tempo e energia nos martirizando pelos nossos defeitos e não vemos as nossas qualidades. Temos que enxergar as nossas capacidades!

Espero que gostem da mensagem! *Hoot-hoot*

Atualizado em 31 de maio de 2019 por Sir Coruja

Vamos Conversar pelo Facebook
OU pelos Comentários do Blog

3 Comentários

  • Reply
    Camilla Terra
    4 de novembro de 2015 at 21:09

    Olá Tudo bem!

    Muito estimulante a estória dos potes, me ajudou muito hoje essa leitura.

    Vou voltar aqui mais vezes!

    Parabéns pelo blog, sucesso.

    Camilla

    • Luciene Sans (Corujinha Lulu)
      5 de novembro de 2015 at 01:22

      Oii Camilla! Fiquei super feliz em ler seu comentário!! De coração! Tão gostoso saber que tem alguém do outro lado da telinha do meu PC que também gosta de ler essas mensagens de reflexão! E ainda é mais gostoso saber que te ajudou de alguma forma. Muito obrigada mesmo! Espero ver você mais vezes aqui no blog!
      Beijos!
      Lu

  • Reply
    Ana Paula
    18 de março de 2017 at 20:14

    Realmente, as vezes ficamos reclamando de nossos feitos e esquecemos de ver nossas qualidades, obrigado, realmente é para parar e pensar.

Vamos Conversar!